quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Sessão de Relaxamento

      Hoje irei falar-vos de uma dinâmica que podem utilizar com as várias faixas etárias, só precisam depois adaptar o contexto e a como de diálogo.

      Imaginemos que temos um grupo de crianças, pedimos antecipadamente aos pais que tragam umas mantas de casa para realizar a atividade.

      No momento da atividade, as crianças têm que se descalçar, retirando apenas os sapatos, e deitarem.se sobre as mantas (caso não tenham colchoes, embrulhando-se na mantas).

      As crianças tem que fazer o máximo de silêncio possível. É colocado um CD com música sonora relativamente ao tema que ira ser abordado verbalmente (por exemplo, o CD continha sons da praia, com o mar, as gaivotas, etc.). Iniciar-se-ia a atividade dizendo aos pequenos que teriam de fechar os olhos e imaginar que estavam na praia (por exemplo). De seguida era fazer com que eles usem os sentidos, mas sempre utilizando a imaginação, ou seja, (eu diria, agora imagina molharem o pé naquela agua tão fria do mar), e assim podemos ver a reação das crianças ao fazer, muitas delas acabam-se por incluem com o frio, um gesto espontâneo.


      Aqui está uma atividade que pode ser realizada num momento em que o grupo precise mais de relaxar, ou porque existe um motivo para isso, ou porque é no fim da semana e já está tudo cansado. É sempre bom termos momentos de calma utilizando a nossa imaginação e voando com ela por locais fantásticos.
 


ATENÇÃO: Este tipo de atividade não convém fazem com crianças muito pequenas apesar da imaginação deles sem absolutamente fantástica mas o facto de terem que estar quietos e em silêncio durante algum tempo pode não ser a proveitoso para todos. Outro facto que acho importante mencionar, se existir, alguém no grupo que por acaso adormeceu, não desanime é porque a única forma de relaxar seja assim, e não é pelo facto de não estar a participar “diretamente” que vai estragar quem está a participar.



Espero que tenham gostado... até uma próxima...


domingo, 23 de novembro de 2014

Perfil de Animador

 
      Esta imagem em baixo exposta, foi-me oferecido pelo Professor Dr. Ander-Egg. Em que em pouco diz muito. 
      
      O texto está escrito em espanhol, mas é possível compreender correctamente.


Até uma próxima...


terça-feira, 11 de novembro de 2014

Atividade de apresentação


      A ideia que hoje vou apresentar pode ser aplicada nas várias faixas etárias e com todo o tipo de população.

      Neste caso foi realizado com um grupo com necessidades especiais, em que cada um deles tinha limitações completamente diferentes de uns dos outros.

      A atividades consiste no seguinte, descubram qual o tipo de musica que o grupo gosta, no meu caso foi Kizomba e Tony Carreira. No dia da atividade, sentem-se em grupo tendo em conta que os elementos novos do grupo (neste caso, quem vai intervir com o grupo já formado), sente-se "misturado" com o outro grupo, ou seja, nós fomos intervir num grupo de pessoas com necessidades especiais e não nos sentamos todas juntas mas misturamos-nos com eles. 
     
      A atividade começa com todos sentado em circulo, uma bola adequada às dificuldades deles (a nossa em um enorme pompom, que a alguns permitiu segurar melhor do que uma bola de borracha), em seguida coloca-se a musica e quando esta para quem tem a bola na mão apresenta-se, dizendo o nome e idade. Numa segunda ronda podem colocar uma questão que vejam que pode-vos ser importante para recolher alguma informação.

    Aqui está uma simples atividade que pode ser elabora em qualquer tipo de grupo.

                  Espero que tenham gostado e até uma próxima

Jogos reciclados


      Mais um exemplo de atividades que podem ser aplicados com os mais pequenos.

      Todas as crianças adoram brincar, e terem os jogos mais originais feitos por elas ainda melhor.

      Em baixo estão representados vários jogos que podem ser realizados para entreter os pequenos, existe muitos mais e estes são apenas um exemplo de muitos.

      Aqui a ideia é deixar as crianças serem criativas e ao mesmo tempo aplicarem a reciclagem. Divirtam-se com estas crianças.









Espero que tenham gostado desta dica e até uma próxima.