terça-feira, 14 de outubro de 2014

"Uma parede Branca" - Atividade de escrita criativa

  À dias, numa aula de Escrita Criativa e Animação da Leitura, fizemos uma atividade que achei super interessante fazer com grupo a partir dos 15 anos.

  Esta atividade é realizada por fases, nunca devemos mencionar a fase seguinte sem que a atual esteja concluída.


1º fase

  Entregamos um folha de linhas e uma caneta a cada elemento
  Pedimos-lhes que no topo da folha escrevam 5 palavras ou expressões que descrevam uma parede branca.
  Quando todos tiverem concluídos passamos à fase seguinte.


2º fase

  Indicamos que terão de construir um texto, não muito grande. Contudo tem quem incluir as 5 palavras ou expressões acima escolhidas, mas, não podem falar da parede branca, ou seja, o texto pode falar de tudo, menos da parede branca. 
  Quando todos tiverem concluídos passamos à fase seguinte.


3º fase

  Peça para escolherem uma expressão ou palavra daquela lista inicial.
  Em seguida que obtenham o antónimo dela, e que o coloquem como titulo do texto.


  Sei que nem todos os textos iram fazer sentido com os títulos que foram escolhidos. Mas a intenção é essa, é tornar o titulo apelativo, pois pode nem sempre vir realmente a indicar nada sobre o texto.
  Por fim, peça a cada elemento que indique as palavras escolhidas, que diga o titulo que acabou por lhe calhar e que leia o texto, vão acabar por se aperceberem que vai ser divertido ver a reação de cada um, sobre os mais diversos temas dos texto que criaram para aquelas palavras e que o titulo pode nem fazer sentido nenhum.




Espero que tenham gostado desta atividade, e até à próxima.



sábado, 11 de outubro de 2014

"O Brasão" - Atividade para uma apresentação

  Hoje irei falar de um jogo que pode ser utilizado num dos inicio de aulas, ou no inicio de um grupo novo, contudo não aconselho a ser logo nos primeiros dias, dêem uma ou duas semanas para eles se conhecerem e depois então aplicarem esta atividade. 

  Esta atividade é realizada em grupo grande ou entao dividir a turma em dois, como preferir.

  Podemos iniciar a atividade entregando-lhe uma folha com a imagem de baixo apresentada. Começamos por explicar que a atividade consiste em desenhar as perguntas abaixo referidas (Atenção: estas perguntas abaixo referidas, podem ser alteradas por outras), apenas duas são escritas e devem ser sempre as ultimas duas questões a serem colocadas, exemplos de perguntas:

      - que animal gostaríamos de ser?
      - qual objectivo para daqui a 10 anos?
      - qual o maior sucesso?
      - qual o pior fracasso?
      - algo que não sabem sobre mim?
      - qual o meu lema de vida? (Só escrever neste)
      - qual a pessoas que mais admiramos? (Só escrever neste)


  No fim das folhas estarem preenchidas (Atenção: não devemos exigir que seja respondido a a todas as questões colocadas, quem achar que não deve responder, não responde) recolhemos as folhas e aleatoriamente vamos distribuindo as folhas. Propomos ao grupo que descreva o que vê na folha e tente adivinhar, a quem pertence aquele Brasão.


Espero que tenham gostado desta atividade, e em breve terei mais atividades para vos apresentar.





quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Atividades com animais

  Mais um exemplo de uma atividades que pode ser aplicado aos mais pequenos.

  Todas as crianças gostam de animais, e nada melhor que fazer atividades onde a possamos representar.

  Existe varias formas divertidas e não de grandes custos que possamos fazer com os mais pequenos e eles vão adorar. Aproveitamos e apelamos pela criatividade deles, o que é otimo, e concentração que estes têm de ter para a realização da atividade, e o manuseamento dos materiais também se torna importante.

  Podem ser aplicados nas mais diversas temáticas, basta serem também criativos.

















Espero que tenham gostado, desta dicas.


Atividade de outono

  Hoje aproveito para dar uma dica, da qual podemos utilizar a estação de outono para a realizar.

  Como todos sabem no outono as folhas das árvores caiem, e porque não atualizar essas folhas para fazer uma atividade engraçada com os mais pequenos.

  Nada difícil, apenas é pedir as crianças que tragam várias folhas das árvores que tenham caído, depois é colar essas folhas numa folha branca de papel e pedir às crianças que através do formato da folha sejam criativa e façam um desenho em volta…


  Em baixo estão vários exemplos de uma atividade deste estilo… o que requer como objetivo desta atividade? A concentração da criança, criatividade da mesma, manuseamento de materiais como a cola e outros.










Espero que tenham gostado de mais um dica para um atividade engraçada com os "vossos meninos".

Jogo Musical Reciclados

  Hoje a ideia é dar a conhecer uma forma de fazer um projeto (que pode ser aplicado a várias faixas etárias) de uma forma divertidas e com poucos custos, pois vivemos em tempos de crise e temos objetos do nosso dia-a-dia que podem fazer coisas maravilhosas.

  Hoje irei dar exemplos de instrumentos musicais feitos a partir de embalagens e outros acessórios do nosso quotidiano… em baixo iram estar vários exemplos de esses instrumentos…

  As crianças vão adorar fazer os instrumentos e principalmente utiliza-los.















Espero que tenham gostado desta ideia maravilhosa.



quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Projecto num lar de Idosos


  Neste video conseguimos ter em conta que podemos fazer simples coisas fazem grande diferença na vida de uma pessoa, e é essa a função de um animador, dar alegria com simples coisas.

  Este é um exemplo que se pode fazer num lar de idosos, basta conseguir-se a parceria com um fotografo e um cabeleireiro, e aplicamos esta ideia num lar, pois todos por mais tímidos que sejam gostam de uma boa recordação dos tempos actuais e nada melhor que dar uma pequena alegria como esta. 

  Tudo é possível de ser visto neste botão seguinte: Link de acesso ao video


V Congresso Iberoamericano de Animação Sociocultural




Congresso acreditado pelo CCPFC – Braga (novo)

"O V Congresso Iberoamericano de Animação Sociocultural Da participação na cultura à cultura da participação é um congresso internacional organizado pela Rede Iberoamericana de Animação Sociocultural (RIA), que ocorre bianualmente num dos países pertencentes à referida rede.
O mesmo visa contribuir para o avanço da teoria e prática em animação e insere-se num conjunto de atividades que a RIA tem vindo a desenvolver desde 2006. Tais atividades tendem a promover a colaboração entre investigadores, professores, estudantes e decisores com o intuito de identificar e discutir desafios e ainda soluções de envolvimento criativo das populações, para os mais diversos problemas e contextos no mundo da Animação.
Este Congresso de 2014 visa abordar também a questão da animação enquanto didática da participação, apoiando o crescimento da democracia, desenvolvendo redes de trabalho e aproximação entre as comunidades, em busca de uma melhor qualidade de vida, reforçando-se o valor da metodologia ativa, participativa e criativa – caraterística desta área de intervenção.
Desta forma, é preocupação central deste congresso proporcionar um espaço de encontro entre profissionais de várias áreas, nomeadamente da educação, das artes e da cultura, afim de, em conjunto, partilharem abordagens de intervenção e de investigação que sejam mais participativas, sensíveis e criativas."  (link: http://sites.ipleiria.pt/congressoria/ )

Introdução

  Sou estudante Universitária no Instituto Politécnico de Leiria, no Curso de Animação Cultural.
  Criei este blog porque cada vez mais, tenho-me vindo a aperceber que poucas são as pessoas que conhecem realmente o que faz um Animador Cultural e quem é o Animador.
  O meu objetivo geral para este blog é basicamente para dar a conhecer este curso e profissão, também ajudar quem está a iniciar o curso com material de apoio para as aulas e projeto que venham a desenvolver.
  Pretendo também, anunciar eventos culturais que eu tenha conhecimento dos quais sejam relacionados com a área.


  Espero que gostem e que me ajudem a desmistificar este curso tão pouco conhecido e tão importante para a comunidade.